Meios hábeis

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Fazia tempo que eu queria traduzir esse pequeno texto... Aí vai:



(Traduzido do artigo "Monismo" da Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Monism)

No ensino Soto Zen, é dito que "Tudo é Um e Tudo é Diferente". Já que o não-dualismo não reconhece um dualismo entre a Unicidade e a Diferença, ou mesmo entre o dualismo e o não dualismo, é difícil de declarar o significado dessa doutrina [ou impossível se for levar a sério o Sutra do Diamante]. Toda a discussão desse ensinamento pelos mestres Soto Zen caem no conceito buddhista de "meios hábeis", ou seja, não literalmente correta, mas apropriada para levar os outros à Verdade. O mestre chinês Soto (Cao-Dong) Tozan (Tung-shan, Dongshan) escreveu os Versos dos Cinco Níveis (do Ideal e do Real), que também é parte importante de um conjunto de koans da escola Rinzai. Dongshan descreve o Quinto Nível em parte assim:

Unidade obtida:
Quem ousa igualá-lo
Quem cai nem em ser nem em não-ser!

O poema de Shih-t'ou Hsi-ch'ien, "A Harmonia da Diferença e da Uniformidade - Sandokai" é uma importante expressão dos primeiros dias do Zen Buddhismo e é cantado nos templos Soto até hoje. Outro poema de Tung-shan Liang-chieh sobre esse e outros temas relacionados, "A Canção da Consciência Jóia-Espelho", também é cantada diariamente nos templos Soto.

Outras expressões desse ensinamento incluem o koan:

Um discípulo perguntou, "Qual a diferença entre um homem iluminado e um homem não-iluminado?"

O Mestre respondeu, "O homem não-iluminado vê a diferença, mas o homem iluminado não vê."

e também o koan pessoal de Dogen Zenji,

"Por que o treinamento e a iluminação seriam diferentes, se a Verdade é universal?" (Fukanzazengi, Instruções para Meditação)

(Traduzido do artigo "Monismo" da Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Monism)

0 comentários: