Esboço sobre o Grande Tecido

quinta-feira, 9 de agosto de 2012



Há esse Grande Tecido universal, imenso e finíssimo. Esse tecido é dividido didaticamente em partículas. A Física tenta encontrar regras para o movimento dessas partículas.

Agrupamos essas partículas em diversas classificações arbitrárias. A certos conjuntos de partículas com propriedades especiais damos o nome de seres sencientes. Esses conjuntos de partículas podem ser agrupados de diversas maneiras e até sobrepostos.

Uma propriedade especial desses conjuntos de partículas que chamamos de seres sencientes é que eles se arranjam de tal forma que reproduzem um modelo simplificado do universo ao seu redor, por meio de um rearranjo seqüêncial e contínuo de suas partículas internas, alimentados por conjuntos menores de partículas biologicamente ordenados de forma a ter propriedades sensoriais, ou imitativas. A senciência é um certo estado desse conjunto complexo de partículas em relação a todas as demais partículas.

Ao longo de centenas de milhões de anos de movimento do Grande Tecido, as partículas agruparam-se em seres sencientes cada vez mais complexos. O arranjo dessas partículas foi tal que esses seres passaram a se enxergar como separados do Grande Tecido. Essa ilusão de separação, um certo arranjo de partículas útil para o funcionamento orgânico dos seres, cria certos estados dessas partículas aos quais sentimos como e chamamos de sofrimento.

O movimento atual das partículas com vista ao movimento futuro das partículas é chamado de karma-ação. O movimento atual das partículas comparado ao movimento passado das partículas chamamos de karma-resultado (vipaka).

De tempos em tempos, de um ser senciente surge um maravilhoso grupo de partículas que chamamos de Buddha. Esse grupo de partículas experimenta a identidade com o Grande Tecido, e com essa experiência percebe que não há Buddha, não há sofrimento, não há causa do sofrimento, nem fim do sofrimento, nem nascimento, nem velhice e morte. Ao perceber a maravilha dessa experiência, o Buddha passa a transmitir a prática que o levou a essa experiência para os demais seres sencientes.

A mera compreensão ou experiência provisória do Grande Tecido não é suficiente para por fim ao sofrimento de um ser senciente, muito menos o capacita plenamente a ajudar outros seres sencientes a por fim ao sofrimento ilusório. É necessário um rearranjo profundo das partículas, que pode levar vidas de prática conforme o ensinamento de Buddha.

0 comentários: