Generosidade

domingo, 30 de novembro de 2008

Dana é um importante conceito buddhista, sendo o nome em Sânscrito e Pali ao que chamamos de generosidade. No Buddhismo, Dana compõe um certo paradoxo: quanto mais doamos, e quanto mais doamos sem buscar algo em troca, mais "ricos" ficamos, num sentido mais amplo.

O Buddha disse (Dana Sutra):
"Se os seres soubessem, como eu sei, os resultados de dar e compartir, eles não comeriam sem antes ter dado, nem permitiriam que a mácula do egoísmo tome conta das suas mentes. Mesmo se fosse o seu último bocado, a sua última mordida, eles não comeriam sem ter compartido, se houvesse alguém com quem compartir. Mas porque os seres não sabem, como eu sei, os resultados de dar e compartir, eles comem sem ter dado. A mácula do egoísmo toma conta das suas mentes."

A generosidade é uma prerrogativa espiritual tão essencial que atravessa facilmente as barreiras entre as religiões. Disse Jesus Cristo (Lucas 12:33):

Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.

Novamente o Buddha (Addita Sutra):

“Portanto, quando o mundo arde
Com [as chamas] do envelhecimento e morte,
Ele deveria remover [sua riqueza] sendo generoso:
Aquilo que é dado está bem salvo.

Aquilo que é dado produz bons frutos,
Mas não aquilo que não é dado.
Ladrões ou reis roubam-no,
É queimado pelo fogo ou perdido."

Eu deveria cultivar muito mais a generosidade.

0 comentários: