O Leão e o Cordeiro

sábado, 22 de novembro de 2008

Um dos símbolos mais conhecidos do Cristianismo é o do Leão e o Cordeiro. Cristo é o Cordeiro, que toma sobre si mesmo os pecados do mundo. Ao mesmo tempo é o Leão, trazendo consigo a espada. Juntos, leão e cordeiro representam a paz de Cristo.


O símbolo do leão também é muito usado no Buddhismo. O próprio Buddha comparou seu ensinamento com o rugido do leão. O rugido do leão é talvez o mais poderoso da natureza, podendo ser ouvido a vários quilômetros de distância. Similarmente, a palavra do Buddha atravessa os séculos, beneficiando uma imensidão de seres.


Ao longo do Evangelho, Cristo é insultado repetidas vezes, porém em nenhum momento responde com ofensa ao seu acusador. Ele recebe todo tipo de ofensas, é torturado e crucificado. Recebe tudo sobre si, sem se defender, tão manso e frágil como um cordeiro. "Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, não lhe negues também a túnica." (Lucas 6:29)


No Akkosa Sutra do Tripitaka, Buddha é insultado ferozmente pelo brâmane Akkosaka Bharadvaja pois um membro da sua família deixou o lar para seguir a Sangha de Buddha. Buddha escuta todos os insultos, sem reclamar ou rebater, e depois lhe oferece um ensinamento do Dharma. O brâmane fica tão impressionado que também se torna um discípulo de Buddha.


O tradicional texto zen conhecido como Canto da Libertação – Shodoka diz:

“Se as pessoas ofenderem e difamarem você, deixe-os:

eles estão brincando com fogo, tentando queimar o céu.

Quando eu os ouço, suas palavras são gotas de néctar

que me mostram que esse momento está livre de conceituação.

Palavras ofensivas são bençãos disfarçadas,

e meus ofensores bons professores.

Esta mente tem espaço para difamação e ofensa

e é ela mesma compaixão e paciência sem originação.”


Mas qual será a espada de Jesus Cristo? Aonde está o Leão? “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.” (Mateus 10:34) Mas se Cristo veio para salvar, como não trouxe a paz, e sim a espada?


Tal como Cristo, Buddha também nos oferece uma espada – o seu ensinamento, o método de prática Buddhista. Não conquista a paz por nós, só nos empresta a espada. Cada um tem que conquistar sua própria paz, ninguém pode fazer isso por nós. Temos que lutar para ajudar aos outros e alcançar nossa própria paz.

0 comentários: