Perda de tempo

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Diz Dôgen Zenji no Shobogenzo Zuimonki:

"Meu Mestre disse: Hoje aqui, amanhã desaparecidos! A questão da vida e da morte é o mais importante para nós! Se quisermos aprender ou praticar o que seja nesta vida que se esvai a cada momento, devemos praticar o Caminho. A prosa e a poesia são de uma inutilidade absoluta, para nós praticantes Zen. É melhor desistirmos dessas coisas o quanto antes! Estudando o buddhismo, não devemos nos enfronhar em muitos assuntos, menos ainda em quaisquer ensinamentos, esotéricos ou exotéricos. Isto também vale para as palavras dos buddhas e ancestrais."

Peço desculpas pela minha própria autocontradição.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde João
Parabéns pelo blog, sempre que posso tenho vindo... e sempre fico feliz, por ter acesso a ensinamentos tão preciosos...
por acaso encontrei este espaço, e me encantei com o ensinamento budista...
que legal isto... voces colocarem este ensimanento tao verdadeiro ao alcançe das pessoas que buscam...
espero em breve poder seguir este caminho....
sei que nao sera fácil, pois durante toda minha, busquei o contrario... fortaleci a minha mente tremendamente e agora sou subjugado por ela....
mas gostaria muito de poder vivenciar a plenitude da consciencia e ser rei e soberano sobre a mente....
mas lhe pergunto, amigo: como faço para desenvolver a vontade e o amor pelo trabalho interior ?
já tenho compreensão que tudo é ilusão e perda de tempo, mas como desenvolver o amor pelo trabalho ?
pois infelismente sou presa facil dos desejos e dos sentidos, me esqueço facilmente de buscar o silencio...
Desejo a todos os aspirantes, um feliz 2009... muita força e iluminação no caminho.
obrigado pelo ensinamento, que as hierarquias divinas lhe protejam e lhe abençõem...
abraços,
arnaldo

Jōken disse...

Olá Arnaldo,

Como eu não sou um professor do Dharma, o único conselho que eu posso lhe dar é que você precisa encontrar um professor e um grupo de prática; praticar sozinho é muito difícil. Você pode encontrar alguns grupos de prática nos links desse blog mesmo e no site dharmanet.com.br

Até mais!