Elogios e Críticas (II)

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Quanto às críticas, eu observo que, mais frequentemente, elas golpeiam o meu orgulho (num bom sentido) ao invés de alimentá-lo. Quanto mais respeito eu tenho pela pessoa de quem recebo a crítica, tanto mais forte o golpe. Às vezes minha sensação é de ter recebido um soco no estômago. Pode doer naquele momento, mas sinto que aprendo muito com esses golpes no meu orgulho. No fim, eu acabo percebendo que eles são uma benção ao invés de duras pancadas.

Porém as críticas, se forem recebidas com orgulho excessivo da minha parte, ou como uma ofensa pessoal, acabam tendo um efeito negativo (por minha culpa). Nesse caso eu crio uma rejeição, uma separação que novamente estimula o meu ego orgulhoso. Mas ainda nesse caso há a possibilidade de arrependimento, aceitando a crítica posteriormente.

0 comentários: