Elogios e Críticas

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009


Quase todas as pessoas gostam de receber elogios, mas muitas não gostam de receber críticas.

Na minha própria experiência pessoal (no meu caso), as críticas acabam sendo mais proveitosas que os elogios. Tenho certeza que as pessoas que me elogiam o fazem com sinceridade e boa intenção, o problema está comigo mesmo. Quando sou elogiado, o orgulho surge com força, fortalecendo o meu ego. Posso até tentar não externalizar esse orgulho, o silenciando o máximo possível, ou disfarçando-o com modéstia (o que cria uma mentira, piorando as coisas).

Certamente os elogios podem ser proveitosos, incentivando-me a continuar me esforçando. Mas eu tenho que tomar extremo cuidado para que eles não se tornem um alimento para o meu ego - o que é muito difícil, na verdade, não sei bem como evitar isso, além de simplemente perceber imediatamente que isso ocorre, o que parece frear um pouco a expansão do orgulho. Outro perigo é que eu passe a fazer as coisas em busca de elogios e reconhecimento, e não porque elas tenham que ser feitas.

0 comentários: