Comentário breve sobre a postagem 3 + 3 + 10 preceitos.

sábado, 3 de abril de 2010

Os 3 preceitos puros referem-se ao Bem e o Mal. Mal é aquilo que causa sofrimento, desarmonia, insatisfação, em mim e nos outros. Bem é aquilo que evita o sofrimento, em mim e em outros.

Até onde eu entendo no momento, Bem e Mal no budismo não são conceitos fixos, eles variam conforme a situação, tempo e local.

Por exemplo, se hipoteticamente durante uma discussão com uma pessoa, tomado pela raiva, eu empurro essa pessoa, nesse caso "empurrar a pessoa" pode ser classificado como Mal. Ao empurrar essa pessoa, ela provavelmente se sentirá ofendida, ficará com raiva de mim e pode até se machucar. Estou causando sofrimento nessa pessoa, e por tabela em mim mesmo.

Em uma outra situação, onde essa mesma pessoa está prestes a ser atropelada por um carro, e eu empurro essa pessoa, "empurrar a pessoa" pode ser classificado como Bem. Estou nesse caso evitando o sofrimento dessa pessoa, que poderia se machucar gravemente, e das pessoas que a amam.

Os 10 preceitos solenes (maiores, graves) são preceitos que na quase totalidade das vezes evitam a criação de sofrimento. Ou seja, devem ser seguidos em quase qualquer situação segundo a ótica do budismo. Um exemplo é "Não matar".

0 comentários: