O comportamento de um indivíduo é influenciado pelo comportamento do grupo (e ocasionalmente vice-versa)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

De modo geral, quando um indivíduo é imerso em um grupo mais ou menos homogêneo, ele tende a adquirir as características desse grupo. Essa constatação é feita baseada no senso comum, pesquisa histórica e observação própria.

Um exemplo: No Rio de Janeiro, há um costume popular nada louvável de jogar lixo na praia. A maioria das pessoas que frequentam a praia simplesmente jogam lixo no chão. Mas um desses indivíduos, se levado a uma praia em outra cidade em que ninguém joga lixo no chão, provavelmente não se sentirá tão "à vontade" para continuar jogando lixo no chão.

É por isso que é importante se associar com bons amigos. A associação com um grupo equilibrado tenderá a tornar a pessoa equilibrada. A associação com um grupo sem harmonia tenderá a afastar a pessoa da harmonia.

Se uma pessoa se associar com bandidos, dificilmente escapará de tornar-se um. Se a associação for com uma Sangha que segue o Caminho de Buddha, a tendência é que a pessoa passe a seguir o Caminho de Buddha.

(É verdade, no entanto, que existem indivíduos tão equilibrados que o comportamento de um grupo não é capaz de influenciá-los, pelo contrário, eles é que influenciam o comportamento do grupo.)

0 comentários: