Deixando um papel cair no chão

terça-feira, 25 de novembro de 2008


Não gosto de rua suja. Não gosto quando pessoas displicentemente jogam papel no chão. No Rio de Janeiro as ruas são muito sujas, as pessoas jogam muito papel e lixo no chão.

Ontem ia para o trabalho quando peguei um papelzinho de propaganda de uma pessoa na rua. Sempre pego esses papeizinhos, mesmo nunca tendo interesse no conteúdo deles, pensando: "ao menos estou ajudando com o trabalho dessa pessoa". Dobrei o papelzinho e segui para o trabalho pensando "logo jogo no lixo". Geralmente guardo no bolso e acabo esquecendo de jogar no lixo mais tarde. Segurei-o na mão e continuei o caminho para o trabalho.

Em pouco tempo me distraí e minha mão afrouxou. O papel caiu no chão. Percebi. Continuei andando. Pensei em voltar e juntá-lo do chão. Logo criei uma série de justificativas, pensando: "o chão está sujo mesmo"; "é só um papelzinho"; "alguém vai limpar depois". Continuei andando. Depois me arrependi de não ter voltado.

Da próxima vez que vir o chão da rua sujo, saberei que não sou melhor que ninguém que joga lixo no chão. Basta um instante de desatenção, seguido de pouca reflexão, que farei exatamente o mesmo.

0 comentários: