Vendo todos como Buddhas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Do livro Polishing the Diamond, Enlightening the Mind de Jae Woong Kim:

"Se você praticar a mente ignorante (arrogante), você começa a não gostar de ninguém. Uma mente ignorante é uma mente não-saudável, e é uma fonte de disastre, infortúnios e ausência de sabedoria. Ela traz escuridão para a mente e sofrimentos para o corpo. Uma pessoa ignorante age como seu próprio inimigo.

Ao invés disso, veja a todos como um Buddha. Você vai descobrir muitas ações de Buddha nesses numerosos Buddhas futuros, e vai ser capaz de aprender com eles. Assim, através das duras reprovações e punições desse Buddhas, será difícil para você não se examinar e dificilmente não será desperto por eles.

O Rei Yu da China reverenciava a todos que apontavam suas faltas. Ele os agradecia profundamente, pois sem o seu insight ele teria que viver com o pesado fardo de suas limitações. Um dos estudantes de Confúcio lhe disse: 'Veja ali: um ladrão está sendo levado pelo oficial'. Confúcio disse: 'Eu acho que o seu professor está passando.' O estudante perguntou a Confúcio, 'Por que ele é meu professor?' Confúcio respondeu, 'Não está aquele ladrão arruinando sua vida para ensinar a você e a todos uma grande lição - nos mostrar os resultados do crime?'."

Em Polishing the Diamond, Enlightening the Mind de Jae Woong Kim

0 comentários: